sábado, 1 de março de 2014

Os Desafios de transformar serviço em Negócio


Os desafios de transformar serviço em negócio
25 de fevereiro de 2014 · by Eko Educação Corporativa · in Atendimento ao Cliente, Gestão Empresarial, Marketing

Escrevo este post de dentro de um avião, indo para Seattle e inicialmente ia escrever sobre cloud computing, pois acreditei que o tema era bem relacionado com a situação mas como estou em um avião muito bom e diante da grande demonstração de serviços oferecido pela companhia, bateu-me a inspiração para escrever este post sobre serviços versus negócios.

A pergunta que faço-me é: “Qual é o negócio de uma empresa aérea?”, engana-se quem pensou que o negócio da companhia aérea é somente transportar pessoas de um lugar para o outro, o negócio varia de companhia para companhia, de empresa para empresa. Como por exemplo, estou em um avião novo, que possui um bom espaço para as pernas e uma tela touch que possui um catálogo quase infinito de filmes, músicas e jogos. O jantar já fora servido e estava muito bom, portanto chego a conclusão que o negócio da companhia que estou neste momento é oferecer conforto em uma viagem com que passará por Dallas e chegará a Seattle depois de longas 14 horas.

Lembro-me neste momento de algumas aventuras no velho continente europeu no qual eu utilizava algumas companhias locais com preço reduzido, onde para despachar uma mala custava 20 euros e não eram servidas refeições durante os voos (todas eram vendidas) e os assentos possuíam mais propagandas que um jornal de classificados.

Quando comparo com a companhia na qual estou neste momento, chego a conclusão de que o negócio das companhias europeias era: “deslocamento por um baixo preço” ou seja, atraia jovens que assim como eu preferiam investir euros em diversão a um simples despacho de bagagem.

Toda essa reflexão leva-me a pensar em outras empresas que deixaram de vender apenas um produto para ofertar um negócio ou um serviço, um exemplo clássico são as lojas de chocolate, que há anos deixaram de apenas vender bons chocolates para vender presentes e lembranças. O chocolate é apenas uma parte.

Como um morador do bairro da Mooca que sou, possuo uma lista imensurável de pizzarias, as quais recorro uma ou duas vezes por semana e a escolha destas varia de acordo com a minha necessidade, por exemplo, quando quero receber uma pizza de mozarela rapidamente, recorro aquela que me promete: ”agilidade” e quando quero ter um pedido um pouco mais requintado, procuro aquela que me promete “qualidade” e que agrega serviços como um bom vinho ou uma sobremesa. Percebe caro leitor como o posicionamento da proposta de negócio faz com que o consumidor escolha uma marca a outra.

Qual o negócio de uma academia de ginástica? Ter aparelhos que deixarão a todos musculosos? A resposta é não, uma academia deve vender bem estar e saúde, este deve ser o seu negócio. Recentemente escutei na rádio uma propaganda de uma rede de academias que está se expandindo rapidamente e que já possui uma rede de dezenas de franquias, neste caso, além de bem e estar e saúde, o negócio desta rede é comodidade, já que ao pagar a mensalidade o aluno pode frequentar qualquer uma das academias da rede.

E você prezado leitor, qual é o seu negócio? O que sua empresa vende e qual é o verdadeiro benefício? Possui dúvidas? Pergunte ao seu melhor cliente e ele lhe dirá.

Um grande abraço e se você estiver lendo este texto é por que cheguei bem a Seattle.

Boa viagem!
Gustavo Amici

Nenhum comentário:

Postar um comentário